domingo, 1 de julho de 2007

Das coisas simples

Num mundo de relações complexas, onde tudo está interligado, mas, é tratado e visto em fragmentos, é difícil pensar objetivamente, quem dirá, agir deste modo! Diante da obsessão pelo crescimento e das novas tecnologias, cada vez mais aprimoradas, em benefício do nosso conforto que, principalmente, a partir do século XX, mudou radicalmente os hábitos humanos, pelo menos, no que diz respeito ao homem ocidental, e, paradoxalmente, tem sido a ruína do próprio, me apaziguo por dentro pelo fato de não ter dinheiro para comprar roupas novas. De certa forma, ao menos por um lado, estou ajudando a diminuir o ritmo frenético de consumo do mundo.

Na maior parte das teorias, o que me incomoda é a falta de humanidade em suas concepções, que tendem a reduzir os organismos vivos a padrões ou sistemas ou generalizações. Humanidade, a qual me refiro, é apenas o fator imprevisível e criativo de todas as coisas que possuem vida. Aquele fator que torna a vida, como um todo, única. Neste tocante, preciso compartilhar a maior descoberta desses últimos meses da minha vida.

Vocês sabiam que, ao colocar o adoçante e, depois, então, derramar o cafézinho; estes, se misturam automaticamente em uma homogeneidade completa, sem se fazer necessária a figura da colherzinha? Genial! Ok, vocês podem estar me achando tola, mas, para mim, foi a maior de todas as descobertas desses últimos meses! Quantas e quantas vezes amarguei o gosto de um bendito café para me manter acordada, quando, a solução para sua aspereza, estava ali, simples e pura, bem diante dos meus olhos. Para a descoberta, apenas era preciso uma mudança de perspectiva, como, arrisco-me a dizer, em tudo na vida. Uma bela metáfora temos aqui!

Por isso, convoco a todos que reflitam acerca do que disse Saramago em O ensaio sobre a cegueira: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara".

3 comentários:

França disse...

Como pode ??
Esse tempo todo a resposta na minha cara e eu não fui sensato a ponto de perceber. A anos tendo que tomar café meio amargo, meio melado...

Rafael_Esteves disse...

huahaua...
poucas vezes eu consegui adoçar meu café em um ponto esato de açucar ao meu gosto. primeiro que sempre ou é as xicaras que variam de tamanho ou são as colherinhas que alteram seu formato. da até pra contar as vezes[o pior é que é serio]
...obrigada

Luana Furtado disse...

pois eh Rafa, exatamente por esse motivo q prefiro o adoçante na hora do cafezinho! rs

eu achei genial mas, enfim... só quem é viciado em café q sabe a importância dessa descoberta, o equilíbrio, finalmente!